Nesta adaptação do romance de Jarosław Iwaszkiewicz, o mestre polonês Andrzej Wajda colaborou inesperadamente com a atriz Krystyna Janda, que na ficção fala sobre a morte do marido na vida real. Deste confuso padrão de “filme dentro de um filme” surge uma experiência cinematográfica inesquecível.