China, anos 1930. O Yip Man é celebrado como o grande mestre do Wing Chun. Durante uma competição, ele ganha o afeto de Gong Er, mestre da tradição de artes marciais do norte da China. Mas a ocupação pelas tropas japonesas os separa, e eles só se reencontrarão após o fim da guerra.
Um drama histórico de artes marciais que combina um drama íntimo e romântico com cenas complexas de ação, esta obra mostra Wong Kar Wai trabalhando em uma escala muito maior e mais viva, fazendo um filme tão filosófico e poético quanto implacável.