Levado às telonas anteriormente em Mulheres Diabólicas de Chabrol, o cineasta Ozon adapta a romancista criminal Ruth Rendell neste suspense erótico estiloso. Estrelando Romain Duris, Uma Nova Amiga é um melodrama complexo com um enredo duplo, interrogando elegantemente os papéis dos gêneros.