Mousse (Isabelle Carré) e Louis (Melvil Poupaud), um jovem casal apaixonado, tiveram suas vidas tomadas pelas drogas. Eles sofrem uma overdose de heroína e Louis não resiste. Mousse sobrevive, mas descobre que está grávida. Ela sai de Paris para superar a morte de Louis numa cidade à beira-mar.
A sensibilidade de François Ozon é palpável em O Refúgio, com um estilo visual contido e uma personagem carinhosa, que aceita a maternidade enquanto sofre pela morte do seu amor. Gravado durante a gravidez de Isabelle Carré, o filme venceu o Prêmio do Júri no Festival de Cinema de San Sebastián.