Geneviève, uma jovem que trabalha na loja de guarda-chuvas de sua mãe, se apaixona por Guy, um mecânico elegante. Seu breve romance é interrompido quando Guy é recrutado para lutar na guerra da Argélia. Grávida, Geneviève precisa escolher entre esperar por Guy ou aceitar outra proposta de casamento.
Uma obra-prima colorida que ganhou a cobiçada Palma de Ouro, este musical de Jacques Demy onde as falas são, na verdade, cantadas impulsionou Catherine Deneuve ao estrelato internacional. Incrivelmente romântica, a trilha sonora de Michel Legrand evoca a intensidade juvenil do primeiro amor.