Vijay escreve poemas impopulares sobre indigentes e pobres. Ridiculado por seus irmãos e desprezado por editores, Vijay encontra encorajamento em uma mulher, Gulabo, que o ajuda a tentar publicar seus poemas.
Pyaasa, um drama de 1957 do iconoclasta Guru Dutt, é um zênite do cinema indiano. Referente a um poeta (interpretado pelo próprio Dutt!) cujas obras radicais são negligenciadas por uma sociedade distraída da verdade, o filme é uma experiência emocional de amor, arte e desacato.