Munique, 1955. A estrela de cinema Veronika Voss torna-se uma toxicodependente à mercê da corrupta Dra. Marianne Katz. Depois de conhecer Robert Krohn, ela sonha com um regresso ao estrelato. Quanto mais o relacionamento se intensifica, mais ela toma consciência do quanto o vício a debilitou.
O penúltimo filme de Fassbinder conclui sua trilogia sobre a Alemanha do pós-guerra, analisando as cicatrizes mentais deixadas após a rápida reconstrução da nação. Conquistando o Urso de Ouro em Berlim três meses antes da morte do diretor, esta é uma sátira mordaz disfarçada de melodrama.