Uma garota saudita determinada se inscreve no concurso de recitação do Alcorão de sua escola para arrecadar o dinheiro que ainda lhe falta para comprar a bicicleta verde que despertou seu interesse.
Influenciado pelo neorrealismo italiano, O Sonho de Wadjda é um conto sincero sobre a convicção de uma criança contra as expectativas. A primeira diretora mulher da Arábia Saudita e a primeira cineasta a gravar um filme no país, Haifaa Al-Mansour cria este hino ao peso das pequenas batalhas.