Os fragmentos de dois romances interligados formam o imaginário poético do primeiro trabalho solo de Kira Muratova como diretora de longa-metragem. Antes proibido pelo governo soviético, Breves Encontros explora o descontentamento feminino, conectando o urbano e o rural em vinhetas comoventes.