Nos Estados Unidos do período anterior à Guerra Civil, Solomon Northup, um homem negro livre de Nova York, é sequestrado e escravizado. Solomon luta para sobreviver sem perder a dignidade, atravessando crueldades e gestos de compaixão. Mas um encontro com um abolicionista canadense mudará sua vida.