Kata, uma viúva de 43 anos trabalha em uma fábrica onde tem um caso com um colega casado. Ela quer ser mãe mas seu amante não concorda. Kata então conhece Anna, de 17 anos, que vive em um reformatório, ela acolhe a jovem e ass duas mulheres formam um vínculo.
Um dos filmes mais conhecidos de Márta Mészáros, este drama intimista e ainda relevante é uma investigação comovente sobre a solidão na meia-idade e o desejo conflituoso de pertencer a uma família. Emocionalmente astuto e sutil, Adoção ganhou o primeiro Urso de Ouro atribuído a uma diretora mulher.