Um criminoso idoso torna-se herói popular por conseguir escapar de uma hordas de policiais; o severo juiz de um caso de 13 vacas roubadas, noivas por correspondência, um gênio e um detetor de mentiras humano armando, um poodle maltês invade casas de famílias em propriedades atingida pela recessão.
A segunda parte da obra-prima de Miguel Gomes é possivelmente a mais melancólica das três. Embora toda a trilogia seja uma mistura única de bela ironia, humor ácido, fantasia maravilhosa e compromisso fervoroso com o presente, esta obra confirma As Mil e Uma Noites como um derradeiro filme político.