O menestrel errante Ashik Kerib se apaixona pela filha de um comerciante rico. No entanto, o pai dela o rejeita e o obriga a vaguear pelo mundo por mil e uma noites – mas não antes de a filha prometer não se casar até ele voltar.
O último filme concluído pelo cineasta soviético Sergei Parajanov (A Cor da Romã) reinventa magnificamente as tradições, os costumes e o folclore do Azerbaijão numa poesia visual surpreendente e semi-surreal. Rico e politicamente subversivo, é um conto de fadas deslumbrante.