Abderrahmane Sissako condensa grandes debates neste filme envolvente, levando os financiadores do mundo a julgamento. Em confronto com formas monolíticas de poder, o diretor intercala sua crítica incisiva com momentos autorreflexivos e os detalhes encantadores da vida no Mali.