Em São Francisco, um detetive de polícia trabalha em uma série de homicídios envolvendo um picador de gelo. Conforme a investigação avança, ele se apaixona pela principal suspeita, uma romancista sedutora cujo livro recente também conta com um assassino que mata suas vítimas com um picador de gelo.
Depois de suas provocantes explorações das atitudes culturais dos EUA em relação à violência com RoboCop e O Vingador do Futuro, Paul Verhoeven se voltou para a questão do sexo com este noir psicossexual. Com participação estelar de Sharon Stone, Instinto Selvagem é o thriller erótico supremo.