Odessa, 1905. Furiosos com as condições deploráveis a bordo do navio Potemkin, os marinheiros contemplam um motim. Após assumir controle, a revolta se torna o ponto de encontro de um povo oprimido pelos cossacos do czar. A cavalaria impiedosa chega para esmagar a rebelião nos degraus de Odessa.
Originalmente encomendada como propaganda soviética, a polêmica obra-prima de Sergei Eisenstein sobreviveu à política da sua época e assumiu o lugar de grito rebelde intemporal. Considerado por muitos o melhor filme já feito, suas técnicas cinematográficas continuam a surpreender!