Um humilde manipulador de marionetes começa a trabalhar como arquivista em um escritório, apenas para descobrir um portal misterioso que transporta quem passa por ele para a mente do ator John Malkovich, sendo expulso novamente às margens da Turnpike de Nova Jersey quinze minutos depois.
É difícil imaginar que este filme alucinante de Spike Jonze tenha sido a estreia deste diretor de clipes e vídeos de skate. Mas o roteiro de Charlie Kaufman ajudou Jonze a criar um universo tão completo, hilário, bizarro (e melancólico) que se tornou imediatamente um clássico dos nossos tempos.