Uma senegalesa sonha com uma vida melhor no exterior. Ela aceita um emprego como governanta de uma família francesa, mas seus deveres são reduzidos aos de uma empregada após a família se mudar para o sul da França. No novo país, ela é consciente de sua raça ao ser maltratada por seus empregadores.
Aclamado como o primeiro longa de um diretor da África Ocidental, a radical e premiada estreia de Ousmane Sembène critica poderosamente a mentalidade colonialista e o fetichismo dos europeus pela África. Embora acene para a Nouvelle Vague, A Negra de… marcha ao ritmo de seu próprio tambor.