Procurado pelo assassinato de seu chefe, Manuel (Geraldo del Rey) foge com sua esposa Rosa (Yoná Magalhães) para o sertão nordestino. Presos em uma região violenta, Manuel e Rosa ficam sob a influência e o controle de uma série de indivíduos assustadores.
Um dos principais representantes do Cinema Novo Brasileiro, a obra-prima Deus e o Diabo na Terra do Sol de Glauber Rocha é um épico conto religioso cheio de falsos messias, bandidos e sobrevivência contra as paisagens assombrosas do nordeste do Brasil.