Durante a fase de edição de Phantom India, Louis Malle descobriu que as imagens feitas em Calcutá eram tão diversas, intensas e inesquecíveis que mereciam o seu próprio filme. Lançado nos cinemas, o resultado é chocante: um retrato caótico de uma cidade repleta de instabilidade social e política.