Caravaggio
Roma, século XVII. Caravaggio consegue encomendas da Igreja enquanto mantém relações com amantes do mesmo sexo, prostitutas e criminosos. No leito de morte, sua mente relembra a relação sensual e brutal com Ranuccio Tomassoni e sua amante, Lena.
Uma estreia casual no cinema para Tilda Swinton, o filme biográfico de Derek Jarman quebra todas as regras, marcando o nascimento de uma parceria criativa entre os artistas. Retratando um objeto de desejo, a jovem atriz brinca com os estereótipos de gênero, sendo uma musa que também nos contempla.