Em um caso verídico ocorrido durante o Estado Novo, em 1937, Joaquim e Sebastião Naves denunciam um homem que foge com o dinheiro de uma colheita de arroz. Eles passam de acusadores a acusados devido à investigação do tenente. Presos e torturados, eles confessam um crime que não cometeram.
Criado corajosamente em plena ditadura militar, o conto verídico de Luís Sérgio Person sobre um erro judicial com consequências devastadoras é uma das grandes obras do cinema humanista brasileiro. Um apelo contundente por justiça, revelando o custo humano de um sistema penal corrupto.