Um jovem fica totalmente obcecado pelo xadrez durante um torneio internacional. Sua noiva não tem qualquer interesse no jogo, e fica frustrada e deprimida ao ser desprezada. Contudo, não importa para onde vá, ela percebe que é impossível escapar do xadrez.
Este curta mudo soviético, codirigido por Vesvolod Pudovkin (renomado por suas teorias influentes de montagem), contém imagens reais do torneio de xadrez de Moscou de 1925! O cineasta fingiu fazer um documentário sobre o evento, mas na verdade usou as cenas na sua história fictícia.