Paul Javal é contratado para escrever o roteiro de uma adaptação cinematográfica da Odisseia, de Homero. Mas o roteirista logo se vê dividido entre as exigências de um orgulhoso diretor europeu, as grosserias de um produtor norte-americano e Camille, sua esposa desiludida.
Uma revelação icônica da indústria cinematográfica como só Godard sabe fazer. Michel Piccoli e Brigitte Bardot brigam e fazem amor nesta produção de Fritz Lang (interpretando a si mesmo!) da Odisseia nos famosos estúdios da Cinecittà na Itália, com uma das mais belas trilhas sonoras do cinema!