Após a morte de John Haloran, sua esposa Louise percebe que não herdará nada após o falecimento de Lady Haloran. Para garantir sua parte, ela falsifica uma carta de John, alegando que ele está viajando a negócios, e vai até a propriedade da família na Irlanda. Mas seu plano dá errado.
Produzido sob a tutela de Roger Corman, este misterioso filme B de 1963 é a estreia de Francis Ford Coppola! Um filme de terror gótico de baixo orçamento sobre família e cilada, com influência de Bava e Hitchcock, Dementia 13 apresenta o que se tornariam as obsessões características do diretor.