O domínio árabe sobre Córdoba medieval, na Espanha, deu origem a uma sociedade secular e multicultural. Lá, o filósofo liberal Ibn Rushd (conhecido no Ocidente como Averroes) se depara com as ideias fanáticas de uma seita fundamentalista.
Este melodrama histórico é um dos últimos épicos de Youssef Chahine, simultaneamente um musical revigorante e um apelo político. Feito em resposta à ascensão do fundamentalismo no Egito dos anos 1990, é um conto vibrante que transmite as palavras do filósofo que retrata: “As ideias têm asas”.