Uma figura importante na produção contemporânea de filmes com imagens encontradas, Tscherkassky se dedica ao potencial sensorial e tátil do celuloide. Trabalhando manualmente a película quadro a quadro, ele manipula imagens pré-existentes para capturar sonhos e delírios surrealistas.