No futuro não tão distante de 1997, os níveis de criminalidade explodiram e Manhattan foi transformada numa prisão de segurança máxima. Quando um avião é sequestrado e o presidente fica preso na ilha, sua única esperança é Snake Plissken, o soldado das forças especiais que se tornou mercenário.
O clássico cult de John Carpenter coloca Kurt Russell em uma Nova York expressionista, aparentemente presa na noite eterna. As presenças icônicas de Lee Van Cleef e Ernest Borgnine, combinadas com as imagens em widescreen, transformam este filme em um neofaroeste com um toque antiautoritário.