Trazendo René Descartes ao século XXI, o filme de Cao Guimarães combina ficção com documentário. Enquanto as imagens líricas da natureza chocam com o tumulto urbano, Ex Isto consegue a rara proeza de traduzir filosofia para o cinema, complicando o adágio “Penso, logo existo” com confusões modernas.