Fando e Lis
O impotente Fando e sua namorada paraplégica Lis buscam a cidade encantada de Tar, onde o êxtase espiritual os espera. A viagem extraordinária cheia de encontros estranhos os levará a escombros urbanos, desertos escaldantes, montanhas traiçoeiras e a seus próprios passados.
O surrealista chileno-francês quebrou todas as regras do cinema com sua estreia provocadora. Uma mistura de busca distópica de esclarecimento com happening excêntrico dos anos 1960 (filmado em preto e branco contrastante), o clássico cult foi banido no México, causando revolta na estreia em 1968.