Um cientista brilhante, mas egocêntrico, dá vida a uma criatura em um experimento monstruoso que acaba levando à ruína tanto do criador quanto de sua trágica criação.
Como um relâmpago, os atores Oscar Isaac, Mia Goth, Jacob Elordi e Christoph Waltz dão vida a essa releitura da parábola gótica de Mary Shelley. Em um reino de extremismos, o mestre criador de mitos Guillermo del Toro ilumina com sua luz trêmula a graça e a fragilidade dos seres humanos.