Frost
O filme conta a história de Rokas, um jovem da Lituânia, que nunca viveu a guerra, mas cresceu à sombra dela. Transportando um caminhão de ajuda humanitária de Vilnius para a Ucrânia, ele entra numa viagem de descoberta e sacrifício, cruzando fronteiras entre países, entre pessoas.
Bartas é (além de Jonas Mekas) o diretor mais renomado da Lituânia. Parte filme de guerra filosófico, parte road movie existencial, Frost explora o conflito ucraniano através de close-ups intrigantes, psicologias ambíguas e conversas cativantes. Bônus: a presença enigmática de Vanessa Paradis.