Vivendo num apartamento bombardeado com o pai doente e dois irmãos mais velhos, o jovem Edmund passa boa parte do tempo sem supervisão. Ele se envolve nos esquemas do mercado negro de um grupo de adolescentes, e é influenciado por um ex-professor simpatizante do nazismo.
Um marco do neorrealismo italiano, o último filme da “Trilogia de Guerra” de Roberto Rossellini é uma visão sombria da infância em Berlim pós-Segunda Guerra. Feito com atores amadores nas ruínas de uma cidade destruída, esta obra-prima inesquecível revela as consequências devastadoras do nazismo.