Outra colaboração vencedora com a escritora Ruth Prawer Jhabvala, esta relíquia da Merchant Ivory se maravilha com a beleza da Índia enquanto critica o olhar ocidental. Viajando no tempo entre dois romances interculturais com Shashi Kapoor e Julie Christie, Verão Vermelho é rico em raiva feminina.