O conflito ruandês entre tutsis e hutus marcou um dos capítulos mais sangrentos da história africana recente. Em meio à horrenda violência e caos surgiu Paul Rusesabagina, um homem que ofereceu abrigo a mais de mil refugiados tutsis em seu hotel, apesar do perigo para si mesmo e sua família.
Um relato urgente do genocídio de 1994, Hotel Ruanda foi um projeto de sonho de longa data para o protagonista. A emoção de Sophie Okonedo contribui para a carga propulsora do filme, mas é Don Cheadle que rouba a cena. O personagem Paul Rusesabagina, gerente do hotel, é o papel de sua carreira.