Na classe alta de Milão, o patriarca Edoardo Sr. adoece e passa os negócios da família para seu filho Tancredi e seu neto Edoardo Jr. As tensões logo começam a aparecer sob a fachada controlada da família quando a esposa de Tancredi, a russa Emma, sucumbe a um caso de amor ilícito.
Encantando os sentidos, Um Sonho de Amor resgata o estilo luxuoso, elegante e intenso dos grandes melodramas dos anos 50, reafirmando sua força atemporal. O filme também consagra Tilda Swinton, que aprendeu italiano e russo para o papel, como uma das intérpretes mais versáteis do cinema.