Uma celebração da cidade oriental Santiago de Cuba e da população negra e afro-cubana — um local onde o passado colonial e a tradição contemporânea se misturam. Com imagens da universidade, das feiras e do festival anual, o narrador fala de fantasmas, dicas de viagens e histórias de resistência.
Com esta carta de amor ao povo de Santiago e sua cultura colorida, Sara Gómez se tornou a primeira mulher cineasta de Cuba. De cochilos a festas, festivais a funerais, este curta entrou para a história do cinema. Um documentário pulsante sobre a mitologia, magia e música afro-cubana.