Um filme mais íntimo do que os outros épicos de Akira Kurosawa, Viver é uma ode sincera ao ato de viver a vida ao máximo. Com a participação do fiel colaborador do diretor, Takashi Shimura, este drama comove pela simplicidade e profundidade da história que carrega em seu núcleo.