Krzysztof Zanussi leva sua sensibilidade poética à geração de poloneses do pós-guerra que lutam para dar propósito às suas vidas sob o comunismo. As promessas e dificuldades do amor e da física fazem este filme cinético e impressionista entrar em parafuso. Ganhador do Leopardo de Ouro de Locarno.