Insiang é a filha explorada da favela que suporta abusos de todos ao seu redor: seu namorado insensível, sua mãe harpia e o amante mais jovem e desprezível de sua mãe. Mas depois de ser estuprada por ele, a timidez de Insiang se transforma em determinação para se vingar.
O primeiro filme filipino a ser exibido no Festival de Cannes, este Kammerspiel intenso é um conto visceral de ciúmes e vingança. Ambientado nas favelas urbanas de Manila, Insiang, o Lírio de Manila destaca a relação severa entre uma mãe e uma filha num melodrama tenso do cineasta Lino Brocka.