Jeanne Dielman, 23, quai du commerce, 1080 Bruxelles
Jeanne Dielman é uma viúva de meia-idade cuja rotina diária inclui arrumar as camas, preparar o jantar para o filho adolescente e praticar trabalho sexual ocasional. O ritmo e os ritos de cada dia são imutáveis, até que algo muda, e sua rotina começa lentamente a se desintegrar.
Uma obra radical que impõe respeito, a obra-prima de Chantal Akerman desbancou Um Corpo que Cai, de Hitchcock, do topo da lista de dez anos dos melhores filmes de todos os tempos da Sight and Sound, em 2022. Em uma sucessão de cenas domésticas, Jeanne Dielman revolucionou a linguagem do cinema.