Depois da morte da mãe, a adolescente Junie muda de escola no meio do ano escolar. Agora na mesma sala do primo Mathias, ele a apresenta para os amigos e todos parecem ficar interessados nela.
Uma adaptação de A Princesa de Clèves, famoso romance de Madame de Lafayette, The Beautiful Person transfere a ação para uma escola moderna do ensino médio. A desgraça existencial aliada à beleza hipnotizante de Louis Garrel e Léa Seydoux anima esta análise cativante do amor jovem.