Mathieu Kassovitz tinha apenas 27 anos quando ficou conhecido por dirigir esta odisseia urbana provocante. Lançando um olhar causticante à brutalidade policial e as vidas marginais na periferia brutal de Paris, O Ódio marcou uma entrada presciente no agora onipresente cinema de banlieue.