Após a 2ª Guerra, Paris está em ruínas. Um cientista que pesquisa viagens no tempo espera enviar pessoas para várias épocas e encontra a pessoa ideal: um prisioneiro com uma memória vívida da infância pré-guerra. O prisioneiro viaja no tempo e entende um incidente que testemunhou quando criança.
A fotonovela revolucionária de Chris Marker é uma destilação inventiva do cinema que combina montagem e narração para criar um fluxo repetitivo de memórias melancólicas e fragmentos impressionantes. Esqueça os efeitos especiais: esta visão engenhosa da ficção científica abraça o poder da imaginação.