Um jovem partidário atravessa épocas conflituosas no curta de realismo mágico de Marco Bellocchio, uma ode comovente à Resistência dos anos 1940 em Bobbio, sua cidade natal na Itália. Uma testemunha histórica e um símbolo de renascimento, o rio Trebbia proporciona um portal sedutor para o passado.