La roue
O maquinista Sisif salva a pequena Norma de um acidente ferroviário e decide criá-la. À medida que cresce, ela se apaixona por Elie, filho de Sisif que ela pensa ser seu irmão. Ao mesmo tempo, Sisif também se apaixona por ela, criando um complexo triângulo amoroso.
Embora seja mais famoso por Napoleão, Abel Gance ainda teria ambição e inovação de sobra na carreira mesmo sem o filme biográfico monumental. Recentemente redescoberto e restaurado, A Roda é uma das grandes proezas iniciais do cinema, um épico de complexidade emocional sem igual.