Jack Costello, apelidado de Samurai, é um assassino profissional enigmático, meticuloso em preparar álibis irrefutáveis. Após assassinar o dono de uma boate, ele se torna suspeito na investigação do homicídio conduzida por um detetive. Mas os depoimentos das testemunhas se contradizem.
Anti-herói com chapéu fedora e sobretudo, Alain Delon encarna com sangue-frio um assassino profissional em fuga neste clássico de Jean-Pierre Melville. Das discotecas chamativas aos túneis cavernosos do metrô parisiense, este jogo de gato e rato transforma o filme policial em uma deriva existencial.