Quatro detentos estão planejando fugir da prisão quando outro prisioneiro, Claude Gaspard, é transferido para a cela deles. Eles arriscam e resolvem compartilhar seu plano com o recém-chegado. Ao longo de três dias, os cinco homens começam a jornada, mas a fuga está longe de estar garantida.
_ A um passo da liberdade_ é o último filme do francês Jacques Becker – falecido aos 53 anos de idade logo após sua conclusão -, mas também é seu mais conhecido e grandioso. Um filme singular sobre uma fuga de uma prisão, baseado numa história real sobre cinco detentos que devem permanecer unidos.