O renomado crítico de cinema e comentarista social Roger Ebert teve uma vida inspiradora e interessante. Life itself explora seu legado, desde sua crítica premiada com o Prêmio Pulitzer no Chicago Sun-Times até se tornar uma das vozes culturais mais influentes dos Estados Unidos.
Baseado na autobiografia do renomado crítico de cinema Roger Ebert, este documentário comovente de Steve James acompanha a vida de um homem obstinado e extremamente influente. As reflexões de Ebert sobre o cinema são ouvidas ao lado de seus amigos cinéfilos, como Martin Scorsese e Werner Herzog.