Calvero, outrora uma famosa estrela do Music Hall e agora um velho fracassado, salva uma vizinha do suicídio. Ele cuida da jovem bailarina paralisada, ajudando-a a recuperar a autoestima para poder voltar aos palcos.
Feito no auge do macarthismo e da ameaça vermelha nos EUA, Luzes da Ribalta foi a reação de Chaplin à sua popularidade cada vez menor. Um retorno às memórias de sua juventude passada nos salões de música de Londres, o filme retrata com detalhes nostálgicos a vida de um artista e os golpes da fama.